Layla Martinez – Foto JM Lazaro Castillo.
Segundo encontro discute “Cupim”, de Layla Martínez, na quarta-feira, 28 de maio
Nesta quarta-feira (28), o Instituto Cervantes em Belo Horizonte continua seu Clube de Leitura, dedicado a grandes autores de língua espanhola. Desta vez, o instituto convida ao público a debatedora “Cupim”, da autora Layla Martínez, uma das vozes mais instigantes da literatura contemporânea na Espanha. O clube, gratuito e aberto ao público, é uma parceria com a Livraria do Belas.
A proposta é expandir a compreensão da obra proposta, a partir de trocas e diálogos. “Cupim” é um romance sombrio e poderoso, que mergulha em uma atmosfera carregada de ruínas, heranças familiares e silêncios incômodos. Layla se destacou por trazer à ficção elementos que atravessam o cotidiano das classes populares, o passado das mulheres e o impacto da violência estrutural — tudo com uma narrativa envolvida de tensão, simbologia e crítica social.
SOBRE O CLUBE
A programação do Clube de Leitura conta com encontros mensais, toda última quarta-feira do mês, e busca provocar uma exposição na literatura contemporânea de países como Espanha, México, Colômbia, Chile e Argentina. Apesar de temas diversos, as obras têm um ponto em comum: todas foram escritas por mulheres.
Os encontros presenciais têm mediação de Ingrid Silva Mello, que carrega 18 anos de experiência no mercado editorial. A livreira ressalta que a iniciativa busca ampliar o acesso ao universo da literatura contemporânea de língua espanhola: “Será uma oportunidade de conhecermos novos escritores, de diferentes países, com contextos e culturas diferentes, mas unidos pela língua e pela experiência de ser mulher”, comenta.
A ação é mais uma iniciativa do Instituto Cervantes na direção de promoção de trocas culturais em seu espaço, ao redor da língua e cultura espanhola. O clube, além disso, é uma maneira de cultivar o hábito de ler, estabelecendo um ritmo para quem precisa de incentivo, e um local e dados marcados para divulgação que tornem a experiência compartilhada e ainda mais interessante.
SOBRE O INSTITUTO CERVANTES
O Instituto Cervantes é uma organização pública internacional criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover universalmente o ensino, o estudo e o uso do espanhol e contribuir para a disseminação das culturas hispânicas.
Dependente do Ministério de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, colabora com instituições nacionais e internacionais de prestígio, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de garantir que os produtos e serviços relacionados ao espanhol sejam regidos por critérios de qualidade e promover o encontro e o intercâmbio da cultura espanhola e pan-hispânica com outras culturas do mundo.
Em suas atividades, o Instituto Cervantes concentra-se principalmente no patrimônio linguístico e cultural comum aos países e povos da comunidade de língua espanhola. Está presente em mais de 90 cidades, oito delas no Brasil, em 45 países dos cinco continentes. Também possui duas sedes em Espanha, uma sede central em Madri e uma sede em Alcalá de Henares.
SERVIÇO
Clube de Leitura do Instituto Cervantes – Segundo Encontro
Quarta-feira, 28 de maio
Horário: 19h
Local: Instituto Cervantes BH
Rua dos Inconfidentes, 600, Savassi
Entrada gratuita
Mais informações : https://www.instagram.com/institutocervantesbh/